sexta-feira, 16 de março de 2012

10ª Edição do Prémio Ciência na Escola - agrupamento recebe prémio

Agrupamento Amadeo de Souza-Cardoso recebe prémio
e vê projeto científico reconhecido na 10ª Edição do Prémio Ciência na Escola


O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso teve um projeto selecionado na 10ª Edição do Prémio Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho com a colaboração do Ministério da Educação, sendo por isso agraciado com um prémio monetário.

O Projeto tem como título Projeto ESSE – Escola Sustentável, Sociedade Ecológica – e tem como objectivo mostrar como com a ciência, pequenos gestos e o conhecimento dos recursos locais é possível a construção de uma sociedade económica e ecologicamente sustentável. Com este projecto pretendem-se desenvolver valências que permitirão contribuir para a consciencialização da atual realidade energética, defesa dos valores da sustentabilidade e ajudar a perspetivar uma visão mais racional da gestão dos recursos disponíveis, e ao mesmo tempo mostrar que é necessário vontade e investimento na exploração dos recursos naturais, a pensar no futuro.

A sustentabilidade dos recursos assume-se como vital numa sociedade do futuro. O usufruto dos recursos naturais não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras e no presente cenário de crise económica que vivenciamos a sustentabilidade dos recursos assume uma dupla vertente, onde ao lado da ecologia emerge a necessidade da racionalidade na gestão dos recursos e sua valoração económica, que se enquadra inteiramente numa perspectiva de educação para o consumo.

A utilização da energia produziu grandes mudanças históricas. O caso mais relevante é o da Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. A energia tem sido o motor do desenvolvimento económico e social. No entanto, este desenvolvimento depende em grande escala da quantidade de energia disponível para o funcionamento das mais variadas actividades, como meios de transporte, fábricas, telecomunicações, produção agrícola, etc. Perante isto, a Humanidade defronta-se hoje com desafios muito complexos. Pretende-se com este projecto demonstrar que é possível um futuro baseado nas noções de sustentabilidade e ecologia, onde ciência, tecnologia, sociedade, economia e ambiente convivam de forma sustentável, diminuindo o impacto económico das importações de outras fontes de energia não renováveis para a economia do país.

No desenvolvimento do projecto os alunos irão construir, num primeiro momento e com ajuda dos docentes, uma maqueta em formato digital, a três dimensões, que pretenderá representar a região onde a escola se insere e onde se procurará valorizar a importância dos recursos naturais do meio local, apresentando os recursos hídricos, um campo de painéis solares, aerogeradores e centrais hidroeléctricas, cuja energia produzida alimentará a pequena localidade onde a escola se inscreve.

Num segundo momento, recorrendo a trabalho prático/laboratorial e, simultaneamente, de modo a que os alunos promovam atitudes quotidianas de preservação dos recursos naturais, será efectuado um estudo exaustivo sobre o dispêndio energético e hídrico da escola. Pretende-se medir e calcular valores de consumo energético e do consumo e qualidade da água, através da análise química da água doméstica em laboratório, inventariar os meios de aquecimento ou ar condicionado utilizados, métodos de conservação do calor e de isolamento existentes, existência de locais de recolha de materiais para reciclagem, existência de áreas verdes e sua valorização, existência de uma central de compostagem, de modo a apresentar um projecto de sustentabilidade para a escola que possa ter efeitos concretos na diminuição do consumo de recursos, energéticos e hídricos.

Do ponto de vista pedagógico, pretende-se igualmente que os alunos adquiram conhecimentos de acordo com os conteúdos programáticos do seu ano de escolaridade. Desta forma pretende-se que desenvolvam competências ao nível da exemplificação de fontes de energia primárias, secundárias, renováveis e não-renováveis, cálculo de potências e energia gastas, reconhecer vantagens e desvantagens da utilização das diferentes fontes de energia, compreender a intervenção do homem como agente modificador dos ecossistemas, divulgar medidas que contribuam para a sustentabilidade na Terra, compreender a importância dos recursos naturais na qualidade de vida do Homem atual, identificar as vantagens e desvantagens da utilização dos diversos recursos naturais e reconhecer a responsabilidade individual na preservação do ambiente e da vida na Terra.

No final do projecto, pretendem-se apresentar o projecto à comunidade, promovendo uma discussão pública em torno dos resultados obtidos, tentando influenciar decisores no sentido de uma gestão económica e ecologicamente mais eficiente.

A equipa responsável pelo Projeto

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BE Amadeo @ 15:30