terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2010/2011

Já foram apurados os vencedores da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura e que vão representar a escola na Fase Distrital:

Flávia Vasconcelos – 8º D; Pedro Tomaz – 8º D; Marcos Teixeira – 9º A

Aos alunos vencedores os nossos parabéns.

A 2ª Fase do Concurso – Fase Distrital – realizar-se-á durante o 2º período (Fevereiro e Março) numa Biblioteca Municipal a designar.

Etiquetas:

BE Amadeo @ 12:57
0 comments

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

«Sopa de Letras»

Hoje recordamos Miguel Torga.
No dia em que se comemora a data da sua morte, a BE decidiu distribuir a cada aluno que vai almoçar na cantina um marcador com um excerto da obra “Os Bichos”.
Os alunos são convidados a procurar o final do conto na Biblioteca.

Etiquetas:

BE Amadeo @ 11:28
0 comments

Hoje recordamos MIGUEL TORGA...


MIGUEL TORGA (1907 - 1995)

Nasceu em Trás-os-Montes, em São Martinho de Anta (Sabrosa), a 12 de Agosto de 1907 e morre, em Coimbra a 17 de Janeiro de 1995, o escritor Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Correia da Rocha.

A origem do pseudónimo: Em 1934, aos 27 anos, Adolfo Correia Rocha autodefine-se pelo pseudónimo que criou, "Miguel" e "Torga". Miguel, em homenagem a dois grandes vultos da cultura ibérica: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Já Torga é uma planta brava da montanha, que deita raízes fortes sob a aridez da rocha, de flor branca, arroxeada ou cor de vinho, com um caule incrivelmente rectilíneo. A sua campa rasa em São Martinho de Anta tem uma torga plantada a seu lado, em honra ao poeta.

A obra de Torga - a obra de Miguel Torga tem um carácter humanista: criado nas serras trasmontanas, entre os trabalhadores rurais, assistindo aos ciclos de perpetuação da Natureza, Torga aprendeu o valor de cada homem, como criador e propagador da vida e da Natureza: sem o homem, não haveria searas, não haveria vinhas, não haveria toda a paisagem duriense, feita de socalcos nas rochas, obra magnífica de muitas gerações de trabalho humano. Ora, estes homens e as suas obras levam Torga a revoltar-se contra a Divindade Transcendente a favor da imanência: para ele, só a humanidade seria digna de louvores, de cânticos, de admiração:

hinos aos deuses, não / os homens é que merecem /
que se lhes cante a virtude / bichos que cavam no chão
actuam como parecem / sem um disfarce que os mude.

Proposto várias vezes para o Prémio Nobel da Literatura, a sua vasta obra abrange a poesia, o romance, o teatro, o conto, as crónicas de viagem e as memórias.

Entre os seus textos mais conhecidos estão Os Bichos (1940), Odes (1946) e os 16 volumes do seu Diário, abrangendo o período entre 1941 e 1993.

Ganhou o Prémio Internacional de Poesia (1977), o Prémio Montaigne (1981) e o Prémio Luís de Camões (1989).

Etiquetas:

BE Amadeo @ 09:00
0 comments

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

6 de Janeiro: Dia de Reis

A noite do dia 5 para 6 de Janeiro é conhecida como "Noite de Reis".

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, foi aquele em que Jesus recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos. Gaspar, Belchior (ou Melchior) e Baltasar foram visitar e fazer ofertas (ouro, incenso e mirra) ao Menino Jesus. A visita aconteceu no dia 6 de Janeiro.

Esta data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - é o dia em que são desarmados os presépios e são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Em Portugal nesta altura cantam-se os Reis: grupos de pessoas juntam-se e vão de porta em porta “Cantar os Reis” - canções tradicionais com referências à vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida e bebida.


Etiquetas:

BE Amadeo @ 09:00
0 comments

sábado, 1 de janeiro de 2011

1 Janeiro: DIA MUNDIAL DA PAZ

Etiquetas:

BE Amadeo @ 10:00
0 comments