quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

6 de Janeiro: Dia de Reis

A noite do dia 5 para 6 de Janeiro é conhecida como "Noite de Reis".

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, foi aquele em que Jesus recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos. Gaspar, Belchior (ou Melchior) e Baltasar foram visitar e fazer ofertas (ouro, incenso e mirra) ao Menino Jesus. A visita aconteceu no dia 6 de Janeiro.

Esta data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - é o dia em que são desarmados os presépios e são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Em Portugal nesta altura cantam-se os Reis: grupos de pessoas juntam-se e vão de porta em porta “Cantar os Reis” - canções tradicionais com referências à vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida e bebida.


Etiquetas:

BE Amadeo @ 09:00