segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Outubro - mês internacional da Biblioteca Escolar

Outubro - mês internacional da Biblioteca Escolar
[Alunos da Turma 3/4R da EB Troxainho]

Durante o mês de outubro, mês internacional da Biblioteca Escolar, a turma do 3º e 4ºano da Escola de Troxainho, realizou várias atividades relacionadas com o tema. Uma dessas atividades foi “brincar com as palavras”. Mostramos alguns registos relacionados com o campo lexical de Biblioteca e Leitura, alguns acrósticos e lengalengas.

Divulgamos também uma imagem representativa de marcadores de livros que fizemos sobre o mesmo tema.


Os trabalhos:

Lengalenga: O que faria o senhor Faria
Fui à discoteca,
Passei pela biblioteca
Peguei numa cadeira
Ao pé da carteira.
Passei na feira e vi uma freira
Ao lado duma pereira.
Entrei na livraria e vi o senhor Faria.
O que será que ele pretendia,
Comprar na livraria?
(Joana Filipa, 4ºano)

Lengalenga: A nova biblioteca
A nova biblioteca
Era ao lado da ludoteca
Estava tão cansada
Decidi ler o livro da fada encantada
Falava de um rapazito
Mas era tão pequenito.
Sentei-me numa cadeira
Ao pé da prateleira
Caí ao chão
Mas que grande trambolhão!
(Joana Catarina, 4ºano)

Lengalenga: Na escola
Cadernos para escrever
Dão muito que fazer.
Vou para a escola
Com a minha sacola,
Chego lá dentro
Fico num tormento,
Se quero brincar
Mandam-me calar,
Fico calado
Obedeço ao mandado,
Na minha opinião,
É boa educação!
(Celso, 4º ano)

Lengalenga: A Escolinha
Eu fui à escolinha
Sim, fui muito contente
Com a minha mochilinha
O dia estava quente.
Li, escrevi e brinquei
Indiferente não fiquei
Não queria vir embora
Mas já estava a chegar a hora.
Amanhã voltarei
E contente regressarei.
(Joana Cristina, 4º ano)

Lengalenga: Aranha, aranha
Aranha, aranha
Ninguém a apanha.
Apanhar as letrinhas,
Que estão no livrinho
Nas linhas
Das suas amiguinhas
Que se dá o nome de letrinhas.

A aranhinha pequenina
Gosta de dormir uma sonequinha
Nas folhas entaladinhas
Do livro de histórias
Só pensa em vitórias.
(Tiago Ferreira, 4º ano)

Lengalenga: A alforreca
Depois da biblioteca
Fui ao mapoteca
Consultar o mapa
Da casa da alforreca
Que era uma atleta.
Ela ganhou uma camioneta
Em vez da bicicleta
Mas sem carta de condução
Ai que grande confusão!…
(Diogo Emanuel, 4º ano)

Lengalenga: Que partida bem-feita!
Livros, folhinhas
Palavras, letrinhas
Fui à biblioteca
Passei na ludoteca
Que cansaço!
Puxei a cadeira
Ao pé da prateleira
Sentei-me no chão
Que grande trambolhão
Torci o braço
Fui ao endireita
Quando saí parti a perna direita.
Fui ao hospital receitou-me
Um livro de reclamações
Não queria, senhor doutor
Prefiro injeções.
Fui a farmácia, pois onde iria?
Não, mandaram-me à livraria
Aviar a receita
Que partida, bem-feita!

Voltei ao hospital
Porque ainda estava mal
Apareceu-me o maqueiro
Vestido de guerreiro
Ai, senhor doutor!
Já passou, estou bom, não tenho dor.
(Teresa e Leonardo, 4 ano)

Brincadeira de palavras
Livro branco
Branco é o papel
Papel com letras
Letras formam palavras
Palavras formam frases
Frases formam textos
Textos são escritos
Escritos com a caneta
Caneta é minha
Minha vida fantástica
Fantástica é o título do livro
Livro da história da vida
Vida com emoção
Emoção sinto quando leio um livro!
(Ana Beatriz Teixeira Brás, 4ºano)

Viajar pela leitura
Viajar pela leitura
Sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
Que é ter um livro na mão.
É uma pena que só saiba
Quem gosta de ler.
Experimenta sem compromisso,
Que vais entender
Mergulha de cabeça
No prazer de ler!
(Flávio, 4ºano)

Acróstico: Biblioteca
Biblioteca era onde queria ir
Interessado eu ficaria
Biblioteca era onde eu queria morar
Ler a toda a hora, aventuras
Imaginar …
O bibliotecário seria
Todos os livros eu teria
E para sobre eles
Conversar, baixinho, pois
A gente se quer concentrar...

B.E.
Biblioteca Escolar para muito ler
E nunca parar.
(Pedro Costa, 4º ANO)

Acróstico: Biblioteca
Biblioteca é essencial para
Interesse nacional
Biblioteca é institucional
Ler e estudar é
Interesse pessoal
Os livros são amigos
Te ajudam a
Crescer, aprender
Coisas que
Amanhã irás viver.
(Francisco, 4º ano)

Acróstico: Livros
Livros são
Importantes neles
Vemos e revemos
Relembramos histórias reais
Ou imaginadas tiradas das experiências
Sonhadas ou vividas.
(Cátia Daniela 4º ano)

BE Amadeo @ 14:36