Mário Vargas Llosa - Prémio Nobel da Literatura 2010
O Prémio Nobel da Literatura 2010 foi hoje atribuído em Estocolmo, pela Academia Sueca de Ciências, ao escritor peruano Mário Vargas Llosa distinguindo-o "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".
Quem é Vargas Llosa?
Mário Vargas Llosa, de 74 anos, apesar de residente nos Estados Unidos da América, é um escritor peruano. A sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais, vigente ainda hoje, segundo o escritor, no Peru e na América Latina; o principal tema das suas obras é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru.
Nélson de Matos, editor durante vários anos de Vargas Llosa em Portugal, destaca “Conversa n’a Catedral”, “A Guerra do Fim do Mundo” e “A Tia Julia e o Escrevedor”. Diz “são os seus livros mais conhecidos e mais importantes; (…) falam-nos quer da sua juventude, quer da sua vida de adulto no Peru onde nasceu, um país cheio de diversidades que aparecem bem relatadas nas suas histórias e de que a sua escrita, muito trabalhada, nos dá conta”.
Fontes:
Wikipédia;
http://www.publico.pt/Cultura/reaccoes-ao-premio-nobel-para-mario-vargas-llosa_1459879
BE Amadeo @ 21:47
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home