quinta-feira, 31 de maio de 2012

PNL - JI ATAÍDE 
Projeto: OS CASTELOS, a partir do livro: "No Meu Castelo", de Alain Chiche 


Recebemos para 'acrescentar' à exposição «CASTELOS DE PORTUGAL» que decorre na BE, o trabalho desenvolvido no âmbito do PNL, do JI de Ataíde.
Para registo, as imagens:
(clique nas imagens para melhor visualização)

BE Amadeo @ 12:39
0 comments

sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS

A Missing Children (Federação Europeia de Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente) lança uma campanha europeia para assinalar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. Em todos os países europeus, no dia 25 de maio, às 9 horas portuguesas (ou seja, às 10h CET) será difundido, por todos os meios possíveis, o vídeo da campanha.

VEJA AQUI O VÍDEO:
Versão 30 segundos

https://www.dropbox.com/s/i9rggxy4yziky2i/Portugese%2030%20sec%20version.mov

Versão 2 minutos

https://www.dropbox.com/s/ybmrn5smyrwl2t1/Portugese%20long%20version.mov
Em Portugal assinalou-se, pela primeira vez, em 25 de Maio de 2004, o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança.

A origem desta data funda-se no facto de no dia 25 de Maio de 1979 ter desaparecido uma criança de 6 anos, Ethan Patz, em Nova Iorque.

Nos anos seguintes, pais, familiares e amigos reuniram-se para assinalar o dia do seu desaparecimento e, em 1986, o dia 25 de Maio ganha uma dimensão internacional quando o Presidente Reagan o dedicou a todas as crianças desaparecidas. Esta data tem vindo a ser assinalada em diversos Países da Europa, à semelhança do que sucede na Bélgica, desde 2002, em que a Child Focus, associação belga criada pelo pai de uma das crianças assassinadas pelo pedófilo Dutroux, decidiu adotar este dia associando-se assim ao movimento iniciado nos Estados Unidos.

 A Federação Europeia das Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente, a Missing Children Europe, criada em 2001, e que o IAC integra desde a sua fundação, também todos os anos assinala o 25 de Maio e recomenda iniciativas nesse dia às ONG nacionais.

As organizações que intervêm nesta área adotaram como símbolo a flor de miosótis, em inglês "forget me not.


Instituto de Apoio à Criança
Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança

Lg. da Memória, 14
1349-045 Lisboa

Tel. 213617884
Fax. 213617889
e-mail: iac-cedi@iacrianca.pt

BE Amadeo @ 09:00
0 comments

quinta-feira, 24 de maio de 2012

História: Exposição "CASTELOS DE PORTUGAL"

HISTÓRIA - Exposição: CASTELOS DE PORTUGAL

No âmbito da disciplina de HISTÓRIA - "Formação do Reino de Portugal" -  os alunos do 7º ano da EB Amadeo Souza-Cardoso ( da Prof.ª Marta Soares) pesquisaram sobre os "Castelos de Portugal" e elaboraram, com a colaboração dos respectivos encarregados de educação, as maquetas expostas na Biblioteca Escolar e átrio da Escola.

Veja algumas das imagens...

(Para melhor visualização, clique nas imagens)

(Para melhor visualização, clique nas imagens)

BE Amadeo @ 09:00
0 comments

terça-feira, 22 de maio de 2012

PNL - visita à BE
do JI de Cumieira e JI de Água Nova


Os JI da Cumieira e JI de Água nova vieram visitar a Biblioteca Escolar. Para além da visita ao local e às exposições de "Castelos de Portugal" e "reproduções de obras de Amadeo" feitas pelos alunos, patentes na BE, foi-lhes proporcionado (pela Educ. Fernanda Bessa, da equipa da BE) uma hora de conto - "Joaninha avoa-avoa" do livro "O Coração e o Livro", de Maria Rosa Colaço. A Profª Marta Soares deu também o seu contributo para animar com momentos de canções.

A Educadora Lucinda Maia apresentou um livro que está a ser construído no âmbito do PNL, com a colaboração dos Encarregados de Educação, com contos e histórias inventadas pelos próprios.


[Para melhor visualização, clique na imagem]

BE Amadeo @ 16:16
0 comments