terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Concurso: FAÇA LÁ UM POEMA - (resultados)



No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidaram todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia Faça lá um Poema.

O Agrupamento Amadeo Souza-Cardoso / Telões respondeu SIM – foram vários os participantes, mas a Equipa da BE (com a ajuda de professores do Departamento de Línguas) selecionou o poema, abaixo reproduzido, do aluno Diogo Emanuel P. Sousa, do 4º ano da EB1 de Troxainho – Mancelos (Profª Goreti Balsa).

Desde já, os nossos parabéns pela mensagem transmitida, então… “que todos nós atravessemos a vida, sem um dia desperdiçar!


Etiquetas:

BE Amadeo @ 14:32
0 comments

Semana da Leitura - CONVITE À COMUNIDADE

[clique na imagem para melhor visualização]

Durante a próxima semana, de 5 a 9 de março, decorrerá a SEMANA DA LEITURA no Agrupamento Amadeo Souza-Cardoso / Telões.

PROGRAMA

Estão programadas diversas atividades envolvendo professores/educadores e alunos/crianças desde a Educação Pré-escolar até ao 3º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente: Feira do Livro, sessão de poesia, música, exposição de trabalhos, sessões de leitura e apresentação de obras lidas no âmbito da leitura autónoma, elaboração de um painel com desenhos alusivos a momentos de leitura. Todas as atividades têm como tema aglutinador a Cooperação/Solidariedade - todos a lerem com toda a gente em todo o lado.

CONVITE À COMUNIDADE EDUCATIVA

No dia 5 de março, a partir das 20H30, a Biblioteca Escolar estará também aberta à comunidade educativa de todo o Agrupamento. Para além da Feira do Livro, onde a preços convidativos poderão adquirir obras atuais e relevantes, será apresentado o conto "A TUNDRA" pela sua autora - ANABELA BORGES - inserido na obra «CONTO POR CONTO», da editora Alfarroba.

Os alunos, coordenados pela Equipa da BE e com a colaboração das professoras Marta Soares e Fátima Ribeiro, presentearão os Encarregados de Educação com momentos de música e poesia dita de maneira diferente.

Etiquetas:

BE Amadeo @ 12:02
0 comments

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Carnaval da EB1 do Lamaceiro

O Carnaval da EB1 do Lamaceiro - Telões

No dia 17 de Fevereiro festejámos o Carnaval em parceria com o Jardim Infantil do Lamaceiro. Fizemos um desfile até ao Largo do Mosteiro de Telões. Aí, fartámo-nos de brincar num alegre convívio carnavalesco. Depois foi o momento de corrermos a macaca, cumprindo a tradição da nossa terra.


Esta é uma tradição muito antiga.

Os rapazes fazem uma macaca para ridicularizar as raparigas. As raparigas fazem um macaco para ridicularizar os rapazes. Depois os rapazes pegam na macaca e vão mostrá-la às raparigas, dizendo:
- Olhem a vossa figura!!!
As raparigas de imediato correm atrás dos rapazes até conseguirem rasgar a macaca toda.

A seguir é a vez das raparigas. Pegam no macaco, chegam-se à beira dos rapazes e dizem:
-Olhem a vossa figura!!!
Os rapazes correm atrás das raparigas tentando rasgar o macaco.

No final, juntam-se os restos que sobraram do macaco e da macaca, faz-se uma fogueira e queima-se tudo. A fogueira simboliza o enterro dos macacos e então todos choram bem alto.

E nós cumprimos à risca este divertido costume. Tudo num ambiente de boa disposição e alegria com algumas pessoas (encarregados de educação e outros) a assistir.

E assim se cumpriu a tradição!

Etiquetas:

BE Amadeo @ 11:55
0 comments

EB Freixo de Cima - PNL: palavra puxa palavra

EB1 Freixo de Cima - Turma 4K
PNL: «A Rapariga Voadora»
Trabalho: Palavra puxa Palavra




Recebemos da EB1 de Freixo de Cima, da Turma 4K (Profª Luísa Duarte) mais um trabalho dos alunos realizado no âmbito do PNL.

Aqui fica:



[Para melhor visualização, clique na imagem]

Etiquetas:

BE Amadeo @ 11:15
0 comments

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval: concurso de fantasias interturmas...


Como habitualmente, os alunos da Educação Especial não deixaram de visitar a BE e marcaram presença no concurso de fantasias organizado pela escola.

Aqui fica o registo:
[Para melhor visualização, clique na imagem]



Etiquetas:

BE Amadeo @ 12:05
0 comments

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EB Lamaceiro: DIA DOS NAMORADOS

Dia dos Namorados



Da EB do Lamaceiro recebemos, via email, a seguinte mensagem:

Seguem dois anexos.
Um com poesias do Dia dos namorados e outro com a respetiva ilustração.
Gostaríamos muito de ver tudo publicado no blog da biblioteca.
Aproveitamos para informar que estas poesias estão já também publicadas no nosso blog das poesias: http://poesiaslamaceiro.blogspot.com/

Alunos da EB do Lamaceiro

E como nós gostamos de colaborar com os nossos amigos,
aqui ficam as vossas poesias, com os PARABÉNS da Equipa da BE.



[Para melhor leitura/visualização clique na imagem]

[Para melhor leitura/visualização clique na imagem]

[Para melhor leitura/visualização clique na imagem]

[Para melhor leitura/visualização clique na imagem]

[Para melhor leitura/visualização clique na imagem]

[Para melhor leitura/visualização clique na imagem]

Etiquetas:

BE Amadeo @ 10:15
0 comments

14 fev: Dia dos Namorados (noutra perspetiva...)

Dia dos Namorados - A VIOLÊNCIA NO NAMORO

Estão expostos na sede do Agrupamento de Escolas Amadeo Souza Cardoso, trabalhos para que neste dia dos namorados se reflita sobre a violência no namoro. Esta atividade foi realizada em colaboração com a equipa do projeto Escola Mundo e o PES.

O blog do PROJETO ESCOLA MUNDO escreveu:

O fenómeno cada vez mais preocupante da Violência do Namoro merece particular relevo na comemoração do Dia dos Namorados no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso. Estão expostos no hall de entrada da escola sede um conjunto de cartazes sobre esta temática, de modo a sensibilizarmos a nossa comunidade educativa para conhecer melhor as características deste fenómeno, clarificando mitos e identificando realidades, bem como reconhecendo as consequências dele decorrentes e como melhor ajudar os envolvidos. Estes cartazes foram elaborados no Clube do Projeto Escola Mundo pelos alunos e foram efectuados em parceria com o Projeto PES do nosso Agrupamento.

Etiquetas:

BE Amadeo @ 09:04
0 comments

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

INTERNET E REDES SOCIAIS - um ebook grátis


Uma publicação em formato pdf (veja/recolha aqui) para divulgar junto dos alunos. Como se diz na apresentação "pretende fornecer aos pais, e outros educadores, informação acerca da relação dos mais novos com os meios de comunicação, no sentido de promover uma relação e um uso mais crítico e criterioso".

Afinal, "nem tudo o que vem à rede é peixe!"

Etiquetas:

BE Amadeo @ 10:27
0 comments

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

7 fev: Dia da Internet Segura


A Google colocou hoje on-line um novo site dirigido ao público português onde disponibiliza dicas sobre segurança na Internet

O lançamento da versão portuguesa do Centro de Segurança Familiar da Google teve lugar hoje, no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Internet Segura.

O novo site foi desenvolvido em parceria com várias organizações, como Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens, a APIS – Associação Plataforma Internet, o Projecto Miúdos SegurosNa.Net, a Polícia Judiciária ou a UNICEF, e tem como principal objectivo divulgar conselhos sobre como navegar na Internet de forma segura.

Para tal o site encontra-se dividido em três áreas onde é possível encontrar conselhos dos parceiros da iniciativa, como reportar abusos ou informação sobre as ferramentas de segurança dos vários serviços da Google.

Em alguns casos, os utilizadores podem assistir a vídeos que explicam alguns conceitos relacionados com a segurança na Internet.

(Fonte: veja aqui os conselhos de segurança GOOGLE)

Etiquetas:

BE Amadeo @ 17:36
0 comments

23 fev: Colheita de Sangue no Agrupamento



O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso e o Projecto de Promoção e Educação para a Saúde voltam a colaborar com o Instituto Português do Sangue - Centro Regional do Sangue do Porto, para a realização de mais uma campanha de Colheita de Sangue a ser efectuada no próximo dia 23 de Fevereiro, entre as 9h00 e as 12h30 na sede do Agrupamento – Escola EB2,3 de Telões.

Como é do conhecimento geral, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Assim, convido toda a comunidade a juntar-se a nós e contribuir para este ato solidário e tão nobre que é dar sangue.

Para mais informações consulte: amadeopesaude.blogspot.com ou ipsangue.org

A equipa PES

Etiquetas:

BE Amadeo @ 17:07
0 comments

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Concurso: GRIPE ÀS TIRINHAS

Concurso Escolar: GRIPE ÀS TIRINHAS
[A partir do BLOG DA RBE]



Um concurso escolar que parece ter sido talhado à medida para estes dias frios, em que nunca são demais os agasalhos nem as informações sobre os vírus mais infeciosos à espera de nos apanhar desprevenidos: Gripe às Tirinhas. Aqui fica a notícia:

O Gripenet, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, lançou o Gripe às tirinhas. Trata-se de um concurso escolar, destinado a estimular a busca de informação sobre a gripe, as suas formas de transmissão, o vírus que a provoca. E apresentar o conhecimento sob a forma de um objecto de comunicação, que possa ser partilhado. Neste caso, às ‘tirinhas’ de banda-desenhada.

O concurso é destinado a alunos do 5º ao 12º anos, individualmente ou em pares. Estará aberto até dia 30 de Abril de 2012. Os trabalhos são submetidos electronicamente, numa plataforma criada especialmente para o efeito, onde pode ser consultado o Regulamento. Em breve serão divulgados os prémios.


Etiquetas:

BE Amadeo @ 10:49
0 comments

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

20 fevereiro: Dia da Justiça Social

«Action for Social Justice»

Para trabalhar os temas da Educação para o Desenvolvimento e da Justiça Social não te esqueças de pedir na BE o DVD fornecido pela equipa do Projeto Escola Mundo.


Pode encontrar atividades pedagógicas relacionadas com as temáticas abordadas no DVD [1. Escravatura; 2. Pobreza; 3. Ação] em www.escolamundo.org

Etiquetas:

BE Amadeo @ 15:22
0 comments