sexta-feira, 29 de abril de 2011

Campanha de Acção Global pela Educação 2011




Na semana de 2 a 8 de Maio o Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso junta-se à Campanha de Acção Global pela Educação (CGE), subordinada este ano ao tema da Igualdade de Género na Educação.

No sítio de Internet da CGE – www.educacaoparatodos.org – poderão descarregar algumas histórias inspiradoras para a acção “A Grande História” (ver RECURSOS), bem como acompanhar a campanha pelo Facebook.

Etiquetas:

BE Amadeo @ 08:30
0 comments

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comemorar Abril, Sempre!




Para dar resposta à actividade do Plano Anual de Actividades relativa à comemoração do 25 de Abril de 1974 recebemos na Biblioteca Escolar o Jardim-de-Infância de Felgueiras/Mancelos (50 crianças).

As crianças ouviram a história “Fábula dos Feijões Cinzentos” de José Vaz (25 de Abril, como quem conta um conto), dialogaram sobre esta data histórica e colocaram questões acerca dos acontecimentos deste dia.
Depois, foi uma alegria vê-los a fazer o registo, numa pintura colectiva que colocámos na Biblioteca!



[Brevemente serão disponibilizadas mais imagens da iniciativa]


Esta iniciativa (Comemorar Abril, Sempre!) terá continuidade no próximo dia 3 de Maio com os testemunhos da Revolução pelo Superintendente Delfim dos Passos, membro da Associação 25 de Abril. Então, os alunos do 2º e 3º Ciclos terão oportunidade de conhecer os factos por quem os vivenciou e neles participou tão activamente!

Etiquetas:

BE Amadeo @ 10:34
0 comments

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ABRIL - Autor do Mês na BE: Hans Christian Andersen



Hans Christian Andersen (Odense, 2 de Abril de 1805 — Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andersen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e, principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.

(Retirado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Christian_Andersen)


Para LER ou OUVIR on-line: acede AQUI

Etiquetas:

BE Amadeo @ 09:00
1 comments

sábado, 2 de abril de 2011

Semana da Leitura: balanço...


Para além das imagens publicadas, da reportagem possível feita durante o decorrer das várias actividades da Semana de Leitura (SL), fica agora um extracto/síntese apresentada em Conselho Pedagógico pela Prof.ª Bibliotecária, do balanço feito pela equipa da BE:

“Esta foi uma verdadeira Semana da Leitura. Para além das actividades próprias de cada estabelecimento de ensino (EB1/JI), aqui na BE/CRE houve articulação com professores dos diferentes Departamentos, houve grande envolvimento e participação dos alunos. Sentiu-se na Escola uma dinâmica e azáfama diferentes. Em nome da Equipa da BE, gostava de expressar o reconhecimento a todos os que se envolveram e assim contribuíram para que a SL fosse realmente proveitosa e aliciante para quem nela participou – ajudando a integrar os alunos das várias EB1 e JI que cá estiveram.”

Etiquetas:

BE Amadeo @ 11:45
0 comments